A corrida pode ter sido morna em termos de ultrapassagem, mas dá abertura para várias possibilidades para as próximas

PILOTOPONTOSPILOTOPONTOS
Verstappen26Alonso8
Perez18Russell6
Sainz15Piastri4
Leclerc12Hamilton2
Norris1010ºTsunoda1
P1 a P10 no Grande Prêmio do Japão de 2024

Suzuka se manteve previsível. O que mexeu um pouco com a dinâmica foi uma batida logo na primeira volta, com menos de 30 segundos de corrida, entre Daniel Ricciardo (RB) e Alex Albon (Williams), causando uma bandeira vermelha e 30 minutos para uma nova relargada. O que sucedeu após disso foi uma pequena dança na ordem do top 10 e a confirmação do favoritismo da Red Bull, se recuperando do deslize no último grande prêmio.

Além dos envolvidos na batida, mais um piloto não finalizou a corrida. Zhou (Kick Sauber) abandonou a corrida por conta de problemas técnicos por volta da 14ª volta. Sargent (Williams) quase teve o mesmo fim de seu companheiro de equipe, mas se recuperou após rodar e finalizou último.

Verstappen largou bem, como de costume, abrindo a vantagem que segurou por toda a corrida, deixando o primeiro lugar apenas quando parou para o pit stop. O escolhido como piloto do dia foi Charles Leclerc, tendo conquistado 4 posições acima de onde largou. Destaco também aqueles que garantiram uma corrida consistente como Alonso e Tsunoda, esse último tendo conquistado pontos em casa pela primeira vez.

Pós-corrida

A Williams agora está piorando a situação a cada país, e não podemos esperar muito da próxima corrida. Outro a se ficar atento é a RB. O que antes eram rumores inocentes, agora podem começar a formar uma realidade. Com Lawson cada vez mais presente, podemos discutir uma possibilidade real de Ricciardo perder seu assento.

A McLaren vai bem mas acredito que falta coragem em Norris para abordagens mais agressivas. Não perigosas, é preciso distinguir essas duas. Por outro lado, indo para os últimos, Alpine, Kick Sauber e Haas seguem apresentando o mesmo: desempenhos ruins. Pode haver uma ultrapassagem vez ou outra, mas nada significativo a ponto de chegar próximo ao P10.

Mercedes, McLaren e Aston Martin devem sofrer por conta da falta de potência em retas, mas podemos ser surpreendidos.

Campeonato dos pilotos após o Japão

Verstappen77Piastri3211ºTsunoda7
Perez64Russell2412ºBearman6
Leclerc59Alonso2413ºHulkenberg3
Sainz55Hamilton1014ºMagnussen1
Norris3710ºStroll9
Ranking dos pilotos (com pontos) após o Japão

Albon, Zhou, Ricciardo, Ocon, Gasly, Bottas e Sargent ainda não pontuaram.

Campeonato dos construtores após o Japão

Red Bull141RB7
Ferrari120Haas4
McLaren69Williams0
Mercedes34Kick Sauber0
Aston Martin3310ºAlpine0
Pontos das equipes após o GP do Japão 2024

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora