GP de Miami chega para sua terceira edição

Esse ano iremos novamente para três grandes prêmios nos Estados Unidos, começando por Miami agora no começo de maio, depois para Austin no Texas em outubro e por fim, o GP de Las Vegas já na reta final do campeonato. O Autódromo Internacional de Miami é recente, tendo sua primeira edição em 2022, deu o que falar por conta da sua falsa-marina, numa tentativa pouco discreta de copiar a magnitude do GP de Mônaco – mas falta o charme monegasco, impossível de copiar.

Falsa marina em Miami X Grande Prêmio de Mônaco

Horários*

Nos despedimos das corridas na madrugada e chega a variação entre manhã e tarde. A corrida será no domingo (5) às 17h. Nessa corrida também teremos sprint race, aquela que teve em Xangai na última etapa.

EtapaDataHorário
Treino Livre 103/0513h30 – 14h30
Qualy do Sprint03/0517h30 – 18h14
Sprint04/0513h – 14h
Classificação04/0517h – 18h
Corrida05/0517h
Grande Prêmio de Miami 2024. *Horário de Brasília

Histórico da corrida

Por ser recente no calendário, facilita a análise das últimas corridas. Em 2022, foi a quinta etapa e contava com um grid bem diferente do atual. Leclerc conseguiu a pole e segurou a posição por algum tempo, mas nada suficiente para evitar um triunfo de Verstappen. Cinco abandonos: Magnussen (Haas), Vettel (Aston Martin), Gasly (Alpha Tauri), Norris (McLaren) e Zhou (Alfa Romeo). A maioria por efeito dominó de uma batida envolvendo Fernando Alonso, que foi punido, mas conseguiu finalizar a corrida. Vettel, agora aposentado, teve um contato com a Haas de Mick Schumacher e Zhou teve que abandonar por problemas no carro.

Em 2023, Verstappen largou em nono e chegou a vitória, dividindo o pódio com seu companheiro de equipe e com o Fernando Alonso em terceiro. Sem abandonos ou grandes acidentes dessa vez, o destaque vai todo para o holandês que poderia ter deixado tudo a perder por conta do abalo da largada numa posição de mais complicada do que as poles usuais, mas soube administrar a corrida com maestria, ultrapassando seu Sergio Pérez que largou em primeiro sem grandes dificuldades.

Com a história recente do Grande Prêmio e também o caminhar da temporada atual, é de se esperar uma vitória de Verstappen, mas acredito também numa disputa envolvendo a Ferrari, Alonso e McLaren, que têm crescido no campeonato de maneira constante.

Published by

Categories:

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora